quarta-feira, 22 de julho de 2009

Muquém 2009 - "Ê Muquém 'Bafado'!!!"


"Lá bem longe, no coração dos desertos, em uma das mais remotas e despovoadas províncias do Império, existe uma das mais notáveis e concorridas dessas romarias, notável, sobretudo, se atendermos ao sítio longínquo e às enormes distâncias que os romeiros têm de percorrer para chegarem ao solitário e triste vale em que se acha erigida a capelinha de Nossa Senhora da Abadia do Muquém na província de Goiás, cerca de oitenta léguas ao norte da capital e a sete léguas da povoação de S. José de Tocantins, à margem de um pequeno córrego que tem o significativo nome de Córrego das Lágrimas. Das mais remotas paragens acodem romeiros a essa isolada capelinha para implorar à santa o alívio de seus padecimentos e trazer-lhe preciosas oferendas. Durante alguns dias do ano aquele lôbrego e escuro sítio transforma-se em uma ruidosa e festiva povoação; o Muquém é sem contestação a romaria mais concorrida e a mais em voga do interior."

Elis, Bernardo - Ermitão do Muquém, 1858


Ainda em 1858 Bernardo Élis conseguiu descrever muito bem aquele lugar muito quente, encravado em meio a uma cadeia de serras, morros e montanhas, onde o sol escalda durante o dia, e o frio impera pela noite.

Este ambiente é palco de uma das maiores romarias do Brasil (como dito pelo escritor, 'a mais concorrida e mais em voga do interior'). A romaria em honra e louvor a Nossa Senhora da Abadia do Muquém.

Todos os anos, milhares de pessoas se amontoam de 05 a 15 de agosto, pagando promessas, agradecendo graças alcançadas, realizando pedidos àquela que, por nossa formação católica, intercede por nós junto a Jesus: sua mãe, Maria.

A Igreja "Nova" (a velha foi desativada há alguns anos e hoje é um restaurante comunitário) funciona praticamente 24 horas por dia no período da festa, com Missas, celebrações diversas, adoração ao Santíssimo, confissões. Tem capacidade para cerca de 27.000 pessoas sentadas; é o maior templo do Brasil. Nas fotos a seguir dá pra ter uma idéia da fachada da igreja, assim como da área 'interna'.






A imagem de Nossa Senhora da Abadia sai de Niquelândia por volta do dia 05 de agosto, todos os anos, e segue numa caminhada (dando início à romaria) até o
muquém. Cerca de 45 quilômetros, em oração, à pé, em procissão. Na imagem ao lado vemos o altar onde é venerada a imagem de que falamos.

A origem da Romaria tem muitas versões. Acredita-se que foi um quilombo, pois
o povoado do Muquém é um espaço rodeado por morros, e por isso o local propício para construir esconderijos ou quilombos. A topografia entre montanhas permite uma visão ampla de todos os lados. A história mais contada é dos milagres religiosos acontecidos nessa época, porém é certeza que o local foi um antigo quilombo. Até pelo nome “Muquém”, cujo significado é um fogo em brasa para assar carne como os escravos usavam.


Moquém, oriundo do tupi ou nheengatu (mboka’i, moka’em mokai’e, moquê, mocahen, muquém), é técnica indígena, primitiva, - grelha alta, de varas verdes, - para assar carne, ou peixe, ou aves, sobre o lume. Utensílio com que se assa alguma coisa.

E é pra lá que se direciona a nossa próxima caminhada. Isso mesmo, eu e meu Tio Má estaremos fazendo o percurso Niquelândia-Muquém no próximo dia 08 de agosto. Planejamos fazer durante a madrugada (pois é mais fácil e saudável enfrentrar o frio da noite do que correr os riscos da desidratação durante o dia).

Claro que tanto eu quanto ele estaremos também pagando promessas e realizando nossa peregrinação de fé; mas esse 'evento' não deixa de ser mais um desafio de superação. Vamos postar o mapa (abaixo) em tamanho maior num próximo post.


Você já está convidado a ler nesse blog mais material sobre o Muquém, que estaremos postando em breve.

E termino com uma saudação que meu falecido "Vô Didico" eternizou, e que descreve tão bem quanto Bernardo Élis, o que é o Muquém; lembro claramente de vovô, romeiro a vida toda, até o ano de sua morte, gritando, feliz, como que saudando as bençãos de N. Sra. da Abadia em nossa família desde sempre:

"Ê MUQUÉM 'BAFADO'!!!"

Forte abraço,


Fernando.

21 comentários:

  1. Eh. agora tá facil, estrada boa toda asfaltada.
    Só que...(...), a enfase maior é o comercio, de derivados a ser humano. até o padre cobra taxa. _ A santa fico em segundo plano.
    Fiquei mui triste e preocupado, a religiosidade tá indo e às pressas... Que pena.

    ResponderExcluir
  2. É verdade... Dói ver que as tradições, especialmente as religiosas, se perdem cada vez mais devido à ganância de tantos. Não fosse isto, o sentido da Fé, que é o que realmente importa, está claramente em tendência de redução. Muito triste!

    Obrigado pelo comentário!

    Abraço, fique em Paz!

    ResponderExcluir
  3. rodrigo rosrigues do nascimento2 de agosto de 2009 às 10:24

    eu vou para o muquen.e ai nois

    ResponderExcluir
  4. sou de Brazlandia -DF ,e ainda não fui ao Muquém.alguém poderia me indicar um site com as programações, os padres , etc.agradeço e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Aoh lugar bafado moço!...Mas vale a pena.éh nois traveis junto e misturado com Deley's,rs.
    BjãoOooO.
    Fikem com Deus*

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Nascimento: é isto aí, 'é nóis' no Muquém todo ano! Abraço, obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo de Brazlândia-DF: eu procurei mas não consegui encontrar ainda um site com tudo completo, tive que ir garimpando site a site. Mas , como meu irmão mora em Niquelândia, peço que você me envie seu e-mail particular para f.fontenele@yahoo.com.br. Vou costurar um contato teu com meu irmão, para você ter melhor acesso à agenda do evento. Eu fiz a caminhada na madrugada de sábado para domingo, e ontem, lá no Muquém, fui informado de que haverão bons shows lá esta semana, inclusive, dia 13, é o Pe. Fábio de Mello. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo II: É "bafado" mesmo, mas é difícil ter festa melhor nesse Goiás! Ontem estive lá e até que achei "menos" quente do que nos outros anos. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eveny: Rsss... Eu tbem 'amuh mto td isto'... Abraço.

    ResponderExcluir
  10. E atenção... Estou baixando as fotos da caminhada... Temos muitas novidades sobre a caminhada deste ano, em breve estaremos postando! Obrigado! Abraço.

    ResponderExcluir
  11. lANA GUALBERTO
    ESSE MUQUÉM É TD DE BOM,JA FAZ 28ANOS QUE VOU
    MAS ESTE ANO NÃO VOU PODER CURTI ESSA FESTA MARAVILHOSA!DIVIRTAM TODOS.

    ResponderExcluir
  12. ALGUEM AI TIROU FOTOS DO SHOW DA BANDA ALIS DIA 14?
    SE TIROU ENTRE EM CONTATO COMIGO NO Email: alydivulgacoes@gmail.com

    O MUQUÉM ESSE ANO TAVA BOM D+,GOSTEI MUITOOO...

    ResponderExcluir
  13. muquem fe e tradiçao eu sou romeiro ate morrer
    .

    ResponderExcluir
  14. Muquém é maravilhoso, e se Deus quiser estarei la este ano!!!

    ResponderExcluir
  15. O Muquém é bom demais. Se Deus e Nossa Senhora da Abadia quiser esse ano estarei lá de novo, agradeçendo a todas as graças que já recebi e as que ainda receberei. COM FÉ EM NOSSA SENHORA DA ABADIA!!!

    ResponderExcluir
  16. ao muquem 2011 estamos la wellissom

    ResponderExcluir
  17. eu tamben sou mais um romeiro de jaragua go poriço apoio o seu bloq..

    ResponderExcluir
  18. ola nao poderia deixar passar e nao fazer um comentario .a romaria e uma festa de tradiçao .mas cada ano que passa fica mais complicado ir para homenagear a nossa senhora da abadia.por que os padre ,bispos das diocese ,estao fazendo a romaria de comercio ,imfelmente ta sendo assim.eu cada ano que passa fico decepcionaldo com o que vejo ,se pagar vc pode acampar se nao nao pode .eu mesmo ia e ficava os dias todo sem pagar nada hoje eu tenho que pagar um salario minimo se eu ainda quiser .gostaria que eles vesse isso direito por que se nao vai acabar essa festa tao linda em alguns anos.

    ResponderExcluir
  19. Caminheiros de Aurea1 de maio de 2016 às 20:20

    Legal.
    Estamos planejando também uma peregrinação ao Santuário de N S D`Abadia desde a cidade histórica de Planaltina DF, dando cabo a uma promessa

    ResponderExcluir